MSP-CONSAN
Mecanismo de Facilitação da Participação do Setor privado no CONSAN-CPLP

Atividades




Fórum sobre o papel do Sector Privado no desenvolvimento da CPLP | 12 Julho 2018 | Hotel Oásis Belorizonte


Participe! contacte-nos:
geral@msp-consan.org | +351 21 301 8427




Descarregar programa (pdf)

10:00 – Abertura

Gilberto Silva (Ministro da Agricultura de Cabo Verde)
Jorge Santos (Presidente da Câmara Agrícola Lusófona)
Belarmino Lucas (Presidente da Câmara Comércio de Barlavento)
Maria Helena Semedo (Directora Geral Adjunta, FAO)
Akinwumi Adesina (Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento)

10:30 – O CONSAN–CPLP e o papel do sector privado

Jorge Santos (Presidente do MSP- CONSAN)

10:45 – Fortalecimento das pequenas e médias empresas agro-alimentares na CPLP e sua contribuição para a Segurança Alimentar e Nutricional

Rumo a um mercado da CPLP para os produtos de qualidade diferenciada, Pedro Alves (MSP)

O Papel do Sector Privado e sua contribuição para vencer a malnutrição e promover a valorização dos sistemas agrícolas e dietas tradicionais, Francisco Sarmento (FAO)

11:15 – Debate das propostas a apresentar ao CONSAN–CPLP

12:30 – Encerramento














II Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar da CPLP


Participe neste compromisso contactando-nos:
geral@msp-consan.org | +351 21 301 8427


No âmbito da «XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP», em Santa Maria, Cabo Verde, realizar-se-á dia 16 de Julho a II Reunião Ordinária do Conselho Alimentar da CPLP. Em conformidade com os estatutos do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, estarão presentes os representantes governamentais dos Estados-membro e dos Mecanismos de Facilitação de Participação, da Sociedade Civil, Ensino Superior, Parlamentar e do Sector Privado representado pela Câmara Agrícola Lusófona. Antecedendo aquela reunião, decorrerão um conjunto de encontros preparatórios nos quais os diversos mecanismos e os grupos de trabalho da Agricultura Familiar e de Nutrição e Sistemas Alimentares debaterão temas relevantes para a ESAN na CPLP.


CAL participa no CONSAN em Cabo Verde



Participe, inscrevendo-se através do nosso contacto:
geral@calusofona.org ou Clique aqui

A CPLP, no âmbito da realização da II Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar da CPLP, com data prevista no dia 16 de Julho, antecedendo a XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Santa Maria, Cabo Verde. Neste sentido, a realização do CONSAN-CPLP, dando desde já conhecimento que deverá ter início no dia 12 - Evento do Mecanismo do Sector Privado; dia 13 - Reunião dos Grupos de Trabalho do CONSAN-CPLP (Agricultura Familiar; Nutrição e Sistemas Alimentares); dia 14 - Reunião do Secretariado Técnico Permanente do CONSAN-CPLP; dia 15 - Evento a definir; dia 16 - Plenária do CONSAN-CPLP. A CAL enquanto responsável pelo secretariado do Mecanismo do Setor Privado participará activamente e desenvolverá uma Conferência conforme já foi habitual em anos anteriores, em breve informaremos o programa da mesma.


>> Agricultura Familiar nos Estados-Membros da CPLP


RANAF – Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar



De 5 a 7 de fevereiro terá lugar em Lisboa uma iniciativa que irá juntar diversas entidades representantes do setor agroalimentar para a celebração da Carta de Lisboa pela Valorização da Agricultura Familiar nos Estados-Membros da CPLP. É importante reconhecer o contributo da agricultura familiar e das comunidades rurais como produtoras de alimentos saudáveis, promotoras de expressões culturais, sociais e de bens públicos que devem ser protegidos e promovidos mediante políticas públicas específicas, diferenciadas e apropriadas.
Este evento acompanha assim um movimento de escala mundial de valorização da agricultura familiar, com o objectivo de estabelecer os princípios orientadores para o seu apoio, promoção e implementação nos Estados-Membros da CPLP, em sintonia com os vários acordos já alcançados, a nível global, no seio do Comité Mundial de Segurança Alimentar.
Nesta Reunião de Alto Nível da CPLP sobre Agricultura Familiar, governos, organizações internacionais e atores sociais, que desempenham um papel fundamental na implementação das dinâmicas inerentes à concretização de uma agricultura familiar sustentável, tais como, os Ministros responsáveis pela área da Segurança Alimentar e Nutricional dos Estados-Membros da CPLP, acompanhados pelo Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), pelo Presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e por representantes de 17 milhões de agricultores familiares, de 500 organizações da Sociedade Civil, de dezenas de representantes dos setores agrícola, agroindustrial e das universidades ou instituições de investigação agrícola da CPLP.
MSP-CONSAN convida-o a integrar este fórum de discussão, assumindo uma participação ativa na elaboração de propostas para os quadros institucionais que regulam as políticas de apoio à agricultura familiar e às comunidades rurais, de forma a promover o seu fortalecimento económico e a sua capacidade para tornar mais sustentáveis os sistemas de produção, comercialização e consumo de alimentos.
A iniciativa terá lugar já nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, na Fundação da Calouste Gulbenkian.

O Programa completo pode ser consultado e descarregado (aqui).


CONSAN - Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP reuniu em Brasília
A CAL – Câmara Agrícola Lusófona, participou, enquanto coordenador do Secretariado do Conselho do Mecanismo do Sector Privado do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (MSP-CONSAN-CPLP), na 2ª reunião extraordinária daquele organismo, entre os dias 6 e 8 de Junho, em Brasília.
Assumindo o seu papel de coordenação de Secretariado no MSP-CONSAN-CPLP, a CAL propôs a criação dum acordo comercial no âmbito de produtos de qualidade diferenciada, nomeadamente a certificação de produtos de origem controlada e protegida, de produtos com referência à sua indicação geográfica.
Foi ainda apresentada, a utilização de modelos de monitorização do impacto económico da segurança alimentar nos países lusófonos, como é o caso do SISMod. Todas estas propostas visam assim fortalecer a governança da segurança alimentar e nutricional de todo o espaço da CPLP. A acta do COSAN foi assinada pelos Ministros da Agricultura de todos países da CPLP e pelos representantes dos diversos mecanismos presentes no CONSAN.

Potencialidades do agronegócio discutidas na “Cimeira de Agronegócios CPLP”, em Brasília
A Cimeira de Agronegócios CPLP, que decorreu em Brasília, no passado dia 5 de junho, promovida pelo Mecanismo do Sector Privado do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (MSP-CONSAN-CPLP), cujo secretariado está confiado à CAL, reuniu um conjunto de personalidades do agronegócio, nomeadamente, líderes de grandes empresas do agronegócio brasileiro, ministros agricultura, embaixadores, membros da FAO, CPLP, CNA, EMBRAPA e dirigentes associativos, entre outros. Esta foi uma conferência que decorreu por iniciativa da CAL, CPLP e CE-CPLP, tendo como objetivo demonstrar as oportunidades de negócio no sector agroalimentar atualmente disponíveis nos países lusófonos.
O painel das seis intervenções contou com a presença de representantes da CAL, FAO, Embrapa, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal.
A salientar ainda, nas sessões de abertura e de encerramento, personalidades de organismos de destaque: CPLP, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Câmara de Comércio Brasil-Moçambique e Embaixada de Portugal no Brasil.
A conferência inseriu-se na 2ª reunião Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, entre os dias 6 e 8 de Junho, na capital do país brasileiro.

A Cimeira irá decorrer em Brasília durante o dia 5 de junho poderá ver e descarregar o programa completo(aqui)

O Secretariado do Mecanismo encontra-se a elaborar um plano de atividades que será disponibilizado brevemente. Estas atividades estão ligadas aos temas em discussão e aprovação pelo CONSAN – CPLP, nomeadamente, o Fortalecimento da Agricultura Familiar nos países da CPLP. Neste campo o sector privado pode contribuir fortemente quer pela integração dos agricultores familiares nas principais cadeias de valor quer pela montagem de circuitos de comércio intra-cplp que valorizem os produtos de cada país. Outras áreas para acção do Mecanismo serão devidamente abordadas no plano de trabalho em desenvolvimento e que será apresentado brevemente no Agrofórum da CPLP (www.agroforum.pt)

CAL participa na 43ª Sessão do Comité de Segurança Alimentar Mundial da FAO
Em Outubro, entre 17 a 21, a CAL esteve presente na mais importante plataforma mundial para a segurança alimentar e nutricional, a convite do Comité de Segurança Alimentar Mundial da FAO. Durante a sessão, que ocorreu na sede da FAO em Roma, apresentaram-se apelos urgentes para o desenvolvimento de vínculos mais eficazes entre as políticas internacionais e as necessidades diárias de milhões de pessoas vulneráveis em todo o mundo.
A participação neste comité foi bastante enriquecedora já que foi possível conhecer metodologias que poderão vir a ser utilizadas no Mecanismo do Sector Privado da CPLP cujo secretariado é assumindo pela CAL.

Reunião com a FAO CPLP, Secretariado do Mecanismo de Facilitação da Participação do Sector Privado no CONSAN-CPLP, ACTUAR, onde estiveram presentes os restantes Secretariados dos Mecanismos de Facilitação do CONSAN, realizada no 19 de janeiro às 15H00, nas instalações da CPLP.
Estiveram presentes os mecanismos sector privado por mim, mecanismo da sociedade civil e o mecanismo dos ensino superior
Em discussão esteve a realização próxima reunião do COSAN no brasil em abril/ maio estiveram em cima da mesa os seguintes temas:
A agenda com os seguintes pontos:
1) Ponto de situação da implementação da ESAN-CPLP;
2) Ponto de Consolidação institucional dos Mecanismos;
3) Próximo CONSAN-CPLP;
4) outros assuntos